A Secretaria Municipal de Saúde vem a público esclarecer sobre o primeiro óbito por Covid-19 contabilizado no Boletim Epidemiológico Estadual para o município de Iguatama.
O óbito ocorreu em maio de 2020 na cidade de Divinópolis, onde a paciente estava internada em estado grave.
A paciente era portadora de Câncer em estágio terminal e devido à evolução da doença e complicações no estado de saúde chegou a ser levada para a UTI, e posteriormente intubada.
Como protocolo nesses casos a unidade de saúde de Divinópolis coletou o exame RT-PCR para covid- 19 e realizou uma Tomografia computadorizada de Tórax.
Antes da liberação do resultado dos exames a paciente veio a óbito.
Devido ao fato de ter-se considerado o contágio por Covid-19, o funeral foi realizado na cidade de Iguatama, visto que a paciente residia em Iguatama e seguiu-se todos os protocolos de segurança para doenças infectocontagiosas.
Após alguns dias o resultado do exame RT – PCR para Covid -19 foi liberado apresentando resultado negativo, ou seja, segundo este exame, a paciente não era portadora de Covid-19 e dessa forma lançamos em nosso boletim – “Óbito descartado”.
Ocorre que em meados de agosto, o protocolo de classificação do estado a cerca de óbitos por covid-19 foi alterado de forma que o exame RT-PCR não seria mais o único meio, além do teste rápido para diagnosticar infecção por covid-19, passou-se a considerar também os exames de imagem tais como: tomografia computadorizada de tórax e raio x de tórax.
Desta forma, a Secretaria do Estado de Saúde reavaliou todos os óbitos suspeitos no estado e considerando agora os exames de imagem, os reclassificou como óbitos por Covid-19 mesmo tendo um resultado negativo no exame de PCR.
Diante ao exposto, a Secretaria do Estado de Saúde notificou a Secretaria Municipal de Saúde de Iguatama a respeito da reclassificação do óbito e solicitou a adequação do boletim Epidemiologico Municipal constando portanto um óbito por Covid -19 no município de Iguatama.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE