GESTÃO PARTICIPATIVA: IV CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

22/07/2017 | Notícia

O evento organizado pela Secretaria e o Conselho Municipal de Assistência Social, aconteceu no dia 06/07/2017 no Centro Cultural e contou com a presença de expressiva representação da população local; além de autoridades, diversas entidades e associações da cidade de Iguatama.

O tema da IV Conferência de Assistência Social foi a “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”, que significou grande oportunidade para discutir e debater o serviço da Assistência Social no município.

Tratou-se do momento oportuno para envolver a comunidade e juntos buscar respostas às necessidades da população, dentro da do Planejamento da Política de Assistência Social.

A Conferência se mostrou eficiente e participativa e foi agraciada com uma bela apresentação dos alunos da APAE de Iguatama.

VISÃO GERAL

O objetivo da Conferência foi avaliar a Política de Assistência Social e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As Conferências ocorrem em âmbito municipal, estadual e federal.

EIXOS TEMÁTICO

1. Proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
  2. Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
  3. Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.
  4. A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

• Usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
  • Entidades socioassistenciais.
  • Gestores de políticas públicas.
  • População em geral e interessados na política municipal de assistência social.