REUNIÃO COM OS PROFISSIONAIS DO NASF (NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA)

26/07/2017 | Notícia

Aconteceu no dia 12/07/2017 no Hospital Municipal São Francisco uma reunião com os Profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). Participaram da reunião a Prefeita Ivone, o Assessor de Governo Ricardo, o Diretor Hospitalar Alexandre Corrêa e os profissionais que compõem a equipe: Angélica Geralda Garcia (Assistente Social), Gabriela Martins Campos (Nutricionista), Gustavo Alves de Oliveira (Educador Físico), Joice Muniz Cardoso (Fisioterapeuta), Suelen Dias Bernardo (Psicóloga) e Mariany Faria Dos Reis (Fonoaudióloga).

O objetivo da reunião foi alinhar os serviços da equipe e traçar metas e um plano de trabalho.

Na administração participativa, conceitos como: informar, envolver, delegar, consultar e perguntar torna-se uma ferramenta de motivação. Estar presente nas discussões para melhorar a qualidade da Saúde do município de Iguatama faz parte das atribuições do gestor público” – afirmou a Prefeita Ivone Leite.

O QUE É O NASF?

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.
Atualmente regulamentados pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (ESF), as equipes de atenção básica.

Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.

Equipe do NASF com a Prefeita Ivone Rodrigues Leite e o Diretor Hospitalar Alexandre Correa