PREFEITO E SECRETÁRIA DE CULTURA PARTICIPAM DE EVENTO EM DIVINOPOLIS

26/05/2021 | Notícia

Na manhã de ontem, 18/05, o Prefeito de Iguatama Lucas Vieira Lopes, juntamente com a Secretária de Cultura, Abadia Bessa, estiveram na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica, em Divinópolis, participando de um evento com o tema “ICMS do Patrimônio Cultural, um impulsionador da receita municipal”.

A palestra, ministrada pelos arquitetos e urbanistas Letícia Carvalho Assis e Rafael Caldeira, abordou os benefícios do ICMS do Patrimônio Cultural para a arrecadação municipal e, principalmente, para a preservação do patrimônio cultural dos municípios.

Foram apresentadas análises do desempenho dos municípios participantes e formas de melhorar a pontuação anual dos mesmos e, consequentemente, aumentar a arrecadação. Também foram ressaltadas as mudanças nos critérios de pontuação que passam a valer a partir deste ano.

As políticas atuais de proteção dos bens culturais envolvem mecanismos eficientes de preservação, tais como inventários, fundo de patrimônio cultural, valorização dos bens materiais e educação patrimonial.

DADOS: AMVI